Queridinhos dos arquitetos e designers de interiores, os pisos vinílicos vêm ganhando cada vez mais destaque na decoração, tanto em ambientes residenciais quanto corporativos.
E não é apenas por conta de sua beleza e versatilidade, mas também devido aos seus benefícios de uso diário, que são muitos.
Um dos principais destaques é a facilidade de limpeza e conservação. É muito prático e rápido limpar seu piso vinílico.
Mas muita gente acaba errando na hora de higienizar o revestimento, usando produtos e práticas inadequadas que podem acabar prejudicando sua aparência.
Confira 3 erros comuns que você deve evitar na hora de fazer a limpeza do seu piso e mantenha seu vinílico como novo por muito mais tempo:
Erro número 1 – Usar produtos que levam solventes em sua composição
Uma das principais dúvidas quando se trata da limpeza do piso vinílico é: que produto usar? A limpeza do piso vinílico, além de rápida, é econômica.
Não é necessário comprar nenhum produto específico, basta um pouco de água, detergente neutro e um pano limpo e seco.
- Primeiro remova todo tipo de sujeira do piso, como areia e poeira. Você pode fazer isso usando uma vassoura de pelo ou mop-pó;
- Depois, aplique em todo o piso uma solução de detergente neutro com água, usando mop-água ou limpadora industrial de baixa rotação. Utilize o mínimo possível de água;
- Por fim, enxágue usando um rodo e pano limpo;
- Agora é só esperar alguns minutos até a secagem total e seu piso estará liberado para uso.
Como não limpar o seu piso vinílico:
Não utilize solventes e derivados de petróleo na limpeza ou eventual remoção de manchas do seu piso vinílico. Eles podem prejudicar a superfície do piso, causando riscos, arranhões e até a eventual corrosão da superfície.
Também não é recomendado usar sabão em pó, pois ele pode desgastar a superfície do piso, além de deixá-la escorregadia e suscetível a acidentes. Prefira sempre o detergente neutro.
Erro número 2 – Aplicar qualquer cera
A maioria dos pisos possui uma proteção na superfície que dispensa o uso de cera. Para manter o aspecto do seu piso natural, apenas faça a limpeza com água e detergente neutro.
Porém, caso queira um acabamento mais brilhante, recomendamos o uso de cera acrílica, aplicada com mop e de acordo com a embalagem de cada produto.
Lembre-se que é preciso primeiro limpar o piso para depois aplicar a cera e que, uma vez que as camadas estejam desgastadas, é preciso removê-las antes de uma nova aplicação.
Importante salientar que ceras à base de carnaúba, comumente utilizadas em superfícies de madeira, não são indicadas para pisos vinílicos pois, além de deixarem a superfície escorregadia, formam uma camada gordurosa difícil de ser removida.
Erro número 3 – Água em abundância
Alguns pisos vinílicos podem ser lavados e apresentam mais resistência à água. Porém, não é recomendado que eles sejam instalados em áreas constantemente molhadas, como o box do banheiro e decks de piscinas.
Quando for realizar a limpeza do piso, use o mínimo possível de água. Enxágue com rodo e pano limpo ou mop-água e espere a secagem total do piso antes da liberação para uso.
Lembre-se: além de deixar seu piso mais bonito, a limpeza periódica aumenta sua vida útil, sua resistência e durabilidade, além de reduzir os custos de conservação. Assim você pode curtir seu piso por muito mais tempo!